Chegou a hora de pensar em como carregar as baterias do carro. Teremos dois carregadores: Um para as baterias do motor e outro para a bateria dos farois e restante do sistema de 12 V.
Vou primeiramente descrever como foi que fiz o carregador da bateria de 12 V.
Achei uma boa sugestão na internet. O carregador foi feito a partir de uma fonte de computador. Estas fontes são do tipo "chaveada" e isoladas da rede alimentação. Além do mais custam pouco e são fáceis de achar. Sem falar que são muito leves.
Como a fonte fornece a voltagem de 12V temos que fazer alterações no circuito de regulação. Então, a mesma poderá fornecer tensões mais altas. A Voltagem terá que ficar em torno de 14V.
Uma descrição muito boa do que tem que ser feito pode ser visto, no seguinte endereço: http://www.e-voo.com/tutoriais/fonte/
Eu segui os passos descrito no tutorial muito do link acima. Depois acrescentei um circuito para controlar a corrente de carga inicial. É que em alguns casos a corrente inicial de carga pode superar a corrente máxima da fonte. Então a mesma desarma. Para evitar isto, um circuito verifica a corrente de carga. Se esta passar de 8 amperes, o sinal de referência do controlador de tensão varia, fazendo a mesma reduzir a tensão, mantendo a correente nos 8 amperes. Veja o esquema aqui.
Funcionou muito bem com qualquer tipo de bateria de chumbo de 12 Volts. Montei a fonte numa caixa plástica e fixei no carro. Usei este carregador para dar a carga inicial nas 10 baterias do motor. Para tal, as baterias estavam ligadas em paralelo.
Veja todas as fotos do carregador.
Grande abraço a todos.
Olá SR. Carlos, o link do esquema do limitador de carga, não está muito claro. Poderia postar novamente, em outro formato. Utilizou o LM339? Grato!!!
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ResponderExcluirOlá Sr. Carlos!
ResponderExcluirEstou com um projeto de fazer uma moto eletrica com o motor de 10 cv usado numk Gurgel branco.
Gostaria de ter o esquema do circuito de acelerador.
Quero adaptar em um cambio de moto e usar uma bateria tracionaria.
Moro em um sitio em São Benedito CE e trabalho na cidade, uma autonomia de 20 km é mais que o suficiente para ir e vir do trabalho!
Abraços e parabens pelo projeto...
Carlos Jorge
carlinhos800@yahoo.com.br
impossivel visualizar esquema
ResponderExcluirAmigo, o link do circuito controlador de corrente está quebrado. Se puder consertar agradeço por demais.
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