30 de jul. de 2010

Passo 6: Ligar eixo do motor ao volante

Para transferir o momento de torção do eixo do motor ao eixo da caixa de transmissão será necessário fabricar uma conexão mecânica.

O eixo do motor elétrico chinês vem com 6 ranhuras em vez de uma única chaveta, como nos motores americanos e também brasileiros. Isto dificulta bastante a fabricação da peça.

Sentimos isto na pele. Fabricamos uma primeira peça que não teve como ser aproveitada. Na foto acima vocês podem ver a peça com as ranhuras na parte superior. A peça está presa ao volante do motor (disco escuro). Não conseguimos manter a peça justa e alinhada com o eixo. A peça entrava ou justa demais e torta, ou, com folga. De qualquer forma iria trazer uma forte vibração na hora do funcionamento.

Então decidimos fabricar esta conexão em três peças. Uma primeira peça que tinha um furo central que alinhava com a parte externa das ranhuras do motor. Assim, a peça ficaria perfeitamente alinhada. Neste furo central foram abertas canaletas em posição oposta a das ranhuras do eixo do motor. Nestas ranhuras foram inseridas chavetas. Assim, a peça ficava centralizada – alinhada e travada sem poder escorregar sobre o eixo do motor.

A parte externa deste acoplador foi torneada em forma de cone. Depois, foi feito um corte no sentido longitudinal.

Na sequência foi fabricada outra peça cilindrica, com furo interno cônico. Diâmetro ligeiramente maior do que o da peça presa ao eixo do motor. Na face frontal foi feita a furação para fixação do volante do motor original a gasolina.

Montamos uma peça sobre a outra e apertamos os parafusos que faziam as duas peças se juntarem. A peça interna começava a ser apertada sobre o eixo do motor. Isto em função do ajuste cônico das duas peças. A força de aperto no eixo é tão grande que a mesma não sai mais da posição sobre o eixo do motor.

Infelizmente esquecemos de tirar fotografia da montagem da peça. Mas temos desenho que explica as peças e a montagem. Veja os desenhos e fotos.

Num motor, com eixo convencional, este acoplamento é bem mais fácil. Como só tem uma chaveta, o alinhamento é feito automaticamente pelo furo da peça interna. E só precisa colocar uma chaveta. No mais, o sistema funciona idêntico ao descrito.

Agora é calcular o restante dos distanciadores e a fixação do motor na cabeça de porco. Mas este será o próximo post.

2 comentários:

  1. Vende um sistema para acoplamento para este fim e se chama Lovejoy, www.lovejoy-ind.com, é americano e deve ser fácil de importar e não é caro, "deve" ser mais barato do que fazer a peça aqui. No Youtube tem um video explicando como ligar o motor ao eixo da caixa de marcha com este sistema, mas eu acho que você perde a utilização da embreagem, não sei ao certo. Dependendo da utilização do veículo basta deixar o cambio em 2 ou 3 marcha direto, mas para isso deve se fazer o calculo para a rotação do motor em função da marcha mais o diferencial e o diâmetro das rodas. Espero ter ajudado.

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  2. Esta empresa Lovejoy tem representante no Brasil

    http://www.lovejoy-inc.com/Distributors.aspx?Region=299

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