21 de jul. de 2010

Passo 2: Que motor elétrico vou usar?


Então surge o maior dilema. Onde consigo um motor? Temos fabricantes nacionais para diversos tipos de motores. Mas, na época, nenhum tinha uma solução prática para esta aplicação. O jeito foi pesquisar as opções de importados. Basicamente surgem as opções americanas. Existem muitos usuários e muitos comentários sobre estas aplicações. Encontrei também uma opção de fabricação chinesa. Infelizmente sem nenhum comentário de usuário. Como o preço do chinês era de, aproximadamente, metade do preço do americano, achei que valia a pena fazer uma tentativa oriental. Além disto, o meu amigo, Carlos Girolla, importa mercadorias da China e meu deu uma mão valiosa no processo burocrático e no transporte. Comprei um motor CC de 10kW de potência e também o controlador PWM do mesmo. Tudo fornecido pelo mesmo fabricante. Depois de uns 4 meses, tempo que passou entre a compra, desembaraços alfandegários e transporte, o motor chegou em Blumenau. Foi no mês de outubro de 2009.

4 comentários:

  1. Companheiro Carlos me chamo Joao e sou o feliz dono de uma cb 400 1981 que infelizmente o motor quebrou por esse motivo eu resolvi iniciar uma progeto de conversão de gasolina para eletrica, mas tambem encontro a mesma dificuldade que voce encontrou, que é o motor a ser usado. Se vc puder me ajudar passando as informações tecnicas e a marca desse motor que vc usou, me ajudaria bastante!
    agradeço sua cordial atenção e fico no aguardo das informações.
    joaovistorias@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá João,
    Usei um motor da Zibo, chinesa. O link está aqui no blog em Fornecedores de peças para VEs. Dê uma olhada também nos grupos de discussão sobre VEs, link também aqui ao lado. Existem inclusive algumas planilhas para você calcular a potência do motor. Qualquer outra dúvida me avise. Grande abraço, Pimpão.

    ResponderExcluir
  3. poso ajudar
    eletronicaalsat@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Pimpão, boa noite !

    Eu li todos os passos para a montagem do motor. Gostaria de entender como o pedal de aceleração aciona o controlador. Como vc fez essa adaptação ? Poderia enviar para meu email ? carlosmartins.erp@gmail.com.
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir