5 de abr. de 2011

Voltímetros de LEDs




Olá pessoal,
Já tinha visto uma montagem com voltímetros de LEDs em sites na Internet. Mostravam como montar um a partir de um CI. Procurando as peças para montar o mesmo, vi que acabaria ficando muito caro. Utilizando um voltímetro para cada bateria e colocando os mesmos lado a lado, os LEDs formariam um tipo de gráfico eletrônico das baterias. Muito legal mesmo. Desta forma enquanto você utiliza o carro vai acompanhando visualmente a voltagem das baterias. Ajuda a saber quando tirar o pé do acelerador e também verificar se uma das baterias já está descarregada ou com algum problema.
Então recebi um comentário no blog do Rafael Correia. Ele indicou um site onde se pode comprar um voltímetro de LEDs já pronto.
O site é o seguinte: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-166253728-voltimetro-medidor-de-bateria-veicular-deltrnica-vb9-9-leds-_JM
Comprei 10 voltímetros destes e juntei os mesmos lado a lado. Ficou fantástico. Dá toda a informação que você precisa para monitorar as baterias. De forma fácil e barata.
Obrigado ao Rafael. Foi de grande ajuda o comentário dele.
Recomendo a todos que usam baterias de chumbo.
Grande abraço
Carlos Pimpão

3 comentários:

  1. Legal Pimpão! Acho que esse tipo de voltímetro também é usado em bicicletas elétricas mas daí só com 3 leds...
    Mas uma dúvida: Se todas as baterias estão juntas, criando 120V, como você consegue lêr a tensão individual?
    E as baterias Optima? Depois da troca, como ficou a autonomia e etc?
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Fabiano, cada dos 10 voltímetro está ligado em uma das 10 baterias. Assim posso saber como está cada uma delas. Quanto as baterias da Optima, aínda não fiz o teste com as 10 baterias. Com 9 rodei coisa de 35 km e aínda tinha em torno de 11 volts na bateria, andando a 40 km/h no plano.
    Grande abraço,
    Pimpão

    ResponderExcluir