11 de fev de 2011

Baterias Optima -nem tanto ótimas

















Olá pessoal,
depois de tirar minhas férias, viajar com a minha Kombi pela Patagônia argentina e chilena, voltei a vida de sempre. E claro, ancioso para instalar as baterias Optimas que tinha comprado no final do ano passado.
Mas alguns acontecimentos me tirariam a minha alegria de ter investido em torno de R$ 1200,00, por bateria.
Verifiquei que as baterias apresentavam voltagens muito variadas. Uma delas, na casa de 11 Volts. Achei estranho e comuniquei a revenda local. Acharam que não teria problema - é só dar uma carga.
Bem, coloquei as 10 baterias em paralelo e ligadas a um só carregador. Ficaram alí por 5 dias. Procedimento para equalizar todas as 10. Quando todas passaram a apresentar a mesma voltagem, as montei no carro. Agora em série.
Fui dar minha primeira volta com Optimas. Mas logo percebi que algo não estava correto. Percorri um total de uns 15 quilômetros e a tensão já começava a baixar. Medi as tensões e enquanto todas ficavam na casa de 12,4 Volts, uma delas, estava com 9,1 Volts. Decepção!
Tive que retirar a bateria. Percebi que dois vasos estavam mornos. Todas as demais baterias estava frias. Levei agora de volta para o revendedor para que faça a substituição.
















Fiquei realmente muito chateado. Um investimento de 12 mil reais não poderia ter, de cara, um resultado de 10% com problemas. Além disto, estou sem confiança de que as demais também não possam estar com problemas. Problemas que não aparecerem agora mas que possam aparecer num futuro próximo.
Por sorte já estava escolado no uso de baterias e equipado com instrumento de medição para poder identificar o problema inicial.
Gostaria realmente de saber o que pode ter acontecido. Uma bateria muito velha? Usada? Vamos ver se a Optima me responde adequadamente.

5 comentários:

  1. Cara e como ficou o dessulfatador? Estava esperando por ver os resultados nas antigas baterias...
    Mas q pena que isso aconteceu, o negócio é pegar a garantia agora e seguir a vida!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Olá Fabiano,
    Pois o desulfatador não me trouxe melhoria. Deixei o mesmo ligado por um bom tempo na bateria que apresentava o menor rendimento. Mas nenhuma alteração que pudesse ter percebido. Então, abandonei a idéia.
    Estou aguardando chegar a nova Optima. Grande abraço, Pimpão.

    ResponderExcluir
  3. Ola Carlos eu sou estudante de engenharia elétrica e gostaria de dizer que adorei seu projeto e principalmente sua iniciativa de expor suas idéias meus parabéns por esse ótimo trabalho e estarei acompanhando seu blog.

    ResponderExcluir
  4. ola amigo quero comprar estas baterias.. onde compro? devo importar? lhe aguardo. medicalgestor@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Hoje vc ja pode substituir suas baterias optma amarela pela linha azul que seria mais adequada devido o motor elétrico do seu gurgel. Eu estou tentando montar um fusca elétrico , com sistema de recarga automático.

    ResponderExcluir