27 de out. de 2010

Novos testes com as baterias

 Olá pessoal,
Como já comentei anteriormente estou enfrentando problemas de diminuição de autonomia de rodagem com o meu BR-800.
Para tentar resolver fiz alguns procedimentos:

1) junto ao vendedor de baterias carreguei as baterias que ele achava suspeitas (mediu com uma aparelho da Siemens de análise de baterias). Foram três. Todas três foram carregadas individualmente nos carregadores da revenda.

Resultado: Sem nenhuma melhora na autonomia

2) Fiz uma carga aplicando uma voltagem de 160 V nas 10 baterias em série. Foi feito com o carregador do veículo. O controlador foi ajustado para 160 V e ficou mantendo esta tensão por aproximadamente 1 hora. Duas baterias largaram um pouco de água.

Resultado: Sem nenhuma melhora na autonomia

3) Comprei um aparelho de verificação de baterias - aqueles que jogam uma carga resistiva nos terminais e fazem a leitura da voltagem, com e sem carga. A carga provoca uma corrente de aproximadamente 50A, em 12 Volts.

3.1) Teste1:
Verifiquei a queda de tensão das baterias sob carga em estado carregado. Não consegui verificar diferenças significativas.

3.2) Teste2:
Com as baterias carregadas rodei 10 km. Depois fiz as verificações. 3 baterias caiam para 8 Volts, 2 para 9 Volts e as outras 5 ficavam em 12 Volts.


Agora consegui identificar quais as baterias com problemas. Vou tentar substituí-las por outras, antes que me estraguem as que estão boas.

As causa do problema aínda me parece ser duvidosa. Alguns acham que o fato delas terem ficado paradas por mais de um ano pode ter causado o problema. Fica a dúvida por que tipo de bateria substituir.

Grande abraço
Carlos Pimpão

8 comentários:

  1. Olá Carlos, estou acompanhando seu trabalho e seu blog.Realmente está de parabéns pela sua iniciativa, e de mais pessoas como você que o mundo precisa.Espero que sirva de exemplo e inspiração para muitas pessoas.

    ResponderExcluir
  2. Valeu, obrigado. Estou tentando documentar o máximo possível para gerar um material de pesquisa para outras pessoas também. Abraço, Carlos.

    ResponderExcluir
  3. Ola Carlos.
    Bacana vc colocar esse problema das baterias é bem complicado manter baterias em serie o fato das baterias terem ficado paradas por um ano é um complicador, mas mesmo assim precisara ficar de olho nas baterias individualmente.
    Tomara que a troca das baterias com defeito resolva o problema de autonomia.

    ResponderExcluir
  4. Olá amigo! Já fiz até um comentário no seu perfil do youtube. Sou o @ennyus. Gostaria novamente de parabenizar você pelo projeto. Inclusive estou vendendo meu scooter para comprar um BR800 inteirinho que tem aqui no DF para fazer um projeto semelhante ao seu.
    Enfim, vamos ao que interessa: Você está usando baterias normais de carro ou baterias tracionárias? Essa questão das baterias também me deixou com a pulga atrás da orelha! Abraços Fraternos!

    ResponderExcluir
  5. Olá meu caro. Vamos ter mais um BR800 elétrico então. Muito legal. Estou usando baterias Delco Freedom estacionárias. Nos outros posts do blog você encontra descrição exata. Como você pode acompanhar, estou com 2 baterias bastante baixas e 3 meia boca. As outras 5 aparentemente OK. Com isto baixou a autonomia. Adquiri um desulfatador e estou processando as baterias ruins. Assim que tiver o resultado deste processo colocarei novo post. Espero que resolva, já que estas baterias ficaram mais de um ano paradas antes de serem postas a funcionar no carro. Grande abraço, Pimpão.

    ResponderExcluir
  6. Para ajudar na verificação da baterias você já considerou colocar em cada bateria aquele indicador de carga de bateria feito de led ?

    Voltímetro Digital LED R$ 24,50

    Bom a respeito de baterias assim como nas pilhas não se deve utilizar pilhas velhas com pilhas novas, aprendi isso nos meus carrinhos elétricos de controle remoto que tinha, adorava desmontar eles. Deve ser o mesmo princípio, baterias devem ser novas para assim equalizar o sistema de carga, isso realmente é um problema e acho que pode ser em 2 pontos, no consumo de energia no motor gerenciado pelo controlador e ou no carregador que deve ser mantido com uma sobre-tensão para a equalização das cargas individuais. Existe um carregador para banco de baterias:

    Carregador banco de baterias

    Aprendi alguma coisa estudando banco de baterias em sistemas de energia solar e eólica e tivemos os mesmos problemas descritos, umas baterias descarregavam mais que as outras. Mas nunca me aprofundei no assunto, me arrependo agora. Não sei ao certo como contornar isso, levendo em consideração que as baterias mesmo de chumbo são caras é importante a correta manutenção delas para se evitar a troca. Outra é levar em conta baterias de ciclo profundo que aceitam bem este nível de descarga irregular, mas são mais caras que as seladas.

    ResponderExcluir
  7. Olá Rafael, Obrigado pela dica. Já cheguei até a procurar peças para montar um voltímetro destes de LED. Mas tendo pronto, é bem melhor. Já encomendei 10 dos voltímetros. Vou colocar eles lado a lado no painel. Assim terei um gráfico da voltagem das baterias enquanto dirigo. Grande abraço, Pimpão.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde Eng. Carlos,
    SOu de JOinville E estou inciciando conversão de um Uno para elétrico. Já possuo um kit completo com motor 16Kw e controlador. Gostaria de te perguntar o que devo usar de baterias, pois tenho notado que muitos acabam trocando as baterias com pouco tempo de uso. O que você recomenda (marca, modelo, amperagem, etc...)? Obrigado, Eng. Marcel S. Ferreira

    ResponderExcluir