11 de fev de 2011

Baterias Optima -nem tanto ótimas

















Olá pessoal,
depois de tirar minhas férias, viajar com a minha Kombi pela Patagônia argentina e chilena, voltei a vida de sempre. E claro, ancioso para instalar as baterias Optimas que tinha comprado no final do ano passado.
Mas alguns acontecimentos me tirariam a minha alegria de ter investido em torno de R$ 1200,00, por bateria.
Verifiquei que as baterias apresentavam voltagens muito variadas. Uma delas, na casa de 11 Volts. Achei estranho e comuniquei a revenda local. Acharam que não teria problema - é só dar uma carga.
Bem, coloquei as 10 baterias em paralelo e ligadas a um só carregador. Ficaram alí por 5 dias. Procedimento para equalizar todas as 10. Quando todas passaram a apresentar a mesma voltagem, as montei no carro. Agora em série.
Fui dar minha primeira volta com Optimas. Mas logo percebi que algo não estava correto. Percorri um total de uns 15 quilômetros e a tensão já começava a baixar. Medi as tensões e enquanto todas ficavam na casa de 12,4 Volts, uma delas, estava com 9,1 Volts. Decepção!
Tive que retirar a bateria. Percebi que dois vasos estavam mornos. Todas as demais baterias estava frias. Levei agora de volta para o revendedor para que faça a substituição.
















Fiquei realmente muito chateado. Um investimento de 12 mil reais não poderia ter, de cara, um resultado de 10% com problemas. Além disto, estou sem confiança de que as demais também não possam estar com problemas. Problemas que não aparecerem agora mas que possam aparecer num futuro próximo.
Por sorte já estava escolado no uso de baterias e equipado com instrumento de medição para poder identificar o problema inicial.
Gostaria realmente de saber o que pode ter acontecido. Uma bateria muito velha? Usada? Vamos ver se a Optima me responde adequadamente.